fundo

História do Transplante

Para ser possível efetuar uma cirurgia de transplante de cabelo é necessário que exista cabelo no paciente, pois trata-se acima de tudo de auto-transplante.

Ao longo da vida enquanto alguns cabelos enfraquecem e caem, outros permanecem até ao envelhecimento.

 

Foi descoberto que as raízes do cabelo podem ser transplantadas para qualquer parte do corpo, continuando a crescer como se estivessem no seu local de origem.
O transplante de cabelo é um procedimento seguro não doloroso e pouco invasivo e consiste em retirarcabelo da região dadora (região posterior da cabeça) e coloca-la na região recetora (região onde existe falta de cabelo).

 

Um dermatologista Japonês de nome Dr. Okuda em 1939, foi o primeiro Médico a descrever a técnica do transplante, utilizando nesse tempo objetos com o nome de punch, com os quais retirava múltiplas unidades foliculares, para serem colocadas em locais de queimaduras.

Cinco anos mais tarde, outro Médico, também japonês de nome Dr. Tamura, utilizou esta técnica para colocar pelos na região púbica de Senhoras.

Só em 1952, um Médico americano de nome Dr. Orentreich em Nova York fez o primeiro transplante de cabelo no Ocidente, tendo publicado os seus resultados em 1959, e foi a partir deste momento que o transplante de cabelo se tornou conhecido.

 

Durante cerca de 30 anos, as técnicas de transplante não tiveram grande evolução.

Só em 1990, uma nova técnica veio revolucionar o transplante de cabelo, apresentando aos pacientes resultados muito melhores, dando-lhes um aspeto muito mais natural. A esta técnica foi dado o nome de FUT (Follicular Unit transplant) que quer dizer Transplante de Unidades Foliculares.


Esta técnica aplica-se atualmente de duas formas diferentes, que são:
- Strip Harvesting, que constiste em retirar uma tira de couro cabeludo da região dadora da cabeça (região posterior) e de seguida dividir esta tira de cabelo em múltiplas unidades foliculares singulares para serem posteriormente transplantadas, para a região recetora.
- FUE (Follicular Unit Extraction) que consiste em retirar uma unidade folicular de cada vez e transplanta-la para a região recetora.

 

A opção pela técnica a escolher deve ser sempre discutida entre médico e paciente, de acordo com cada situação.

Miniaturização do Cabelo

Imagem 1

Resultados do Transplante

Imagem 2

Miniaturização do Cabelo

antes e depois

Imagem 3

Antes e depois do transplante

imagem

Dr. Cruz Dinis

Conheça melhor a biografia e a experiência profissional do responsável pelo Centro de Transplante de Cabelo.

imagem

A Cirurgia

Explicamos-lhe exactamente como se processa a cirurgia, quais as técnicas utilizadas e os resultados que poderá esperar.

imagem

Perguntas e respostas

As perguntas mais frequentes sobre a perca de cabelo e o transplante capilar, respondidas pelo Dr. Cruz Dinis.