fundo

Cirurgia

Antes de iniciar a cirurgia é lavada a cabeça e de seguida são efetuadas as medições e marcações adequadas.

Posteriormente o paciente é avaliado medicamente, sendo verificados os sinais vitais, estando tudo bem, o paciente é ligeiramente sedado. De seguida é efetuada a anestesia, que é local e troncular.


Para nós é extremamente importante e fundamental que o nosso paciente se mantenha calmo em contacto com o médico e não sinta dor durante todo o período cirúrgico, por esta razão o Dr. Cruz Dinis tem um cuidado muito especial, em picar ou cortar apenas quando está seguro que o paciente já não pode ter dor. Para isso utiliza creme com anestesia local e uma seringa especial chamada Dermojet, que evita qualquer tipo de dor ao introduzir a anestesia.


O procedimento cirúrgico varia de acordo com a técnica utilizada:
No caso de Strip Harvesting, a cirurgia começa com o retirar da tira de couro cabeludo da área dadora, cujo tamanho dependerá do número de unidades foliculares que se pretende transplantar. Após esta intervenção e antes de se fechar a ferida operatória é efetuada a tricofitia da borda superior da ferida operatória, permitindo assim que após a cicatrização seja possível nascer cabelos em cima de toda a cicatriz operatória.
Após a tricofitia é efetuada a sutura. O resultado final consiste numa cicatriz fina, delicada, que mal se vê e que é totalmente coberta por cabelos.


É efetuada de seguida a separação das unidades foliculares, por equipa especializada em que as unidades são separadas de acordo com o número de cabelos presente em cada uma. Esta separação é extremamente cuidadosa para que não exista qualquer danificação das unidades foliculares, preservando a sua anatomia e irrigação sanguinia, garantindo desta forma a integração de todas as unidades transplantadas.
A colocação das unidades foliculares é efetuada com implantadores especiais de nova geraçao (Japoneses e Koreanos), permitindo resultados com alta densidade capilar, sem se deixar qualquer tipo de marca.


Na técnica de FUE, a cirurgia começa rapando-se o cabelo da região dadora.
Apos a regiao anestesiada,sao utilizados punsh especiais de titanium (vindos dos EUA), com diametro maximo de 1 mm, de forma a extraír algumas centenas de unidades foliculares da região dadora, uma a uma, e posteriormente colocadas na região recetora, obedecendo sempre à inclinação e angulação do cabelo natural. A introdução das unidades foliculares é semelhante à da técnica de Strip Harvesting.


Em relação à região recetora, e principalmente nas situações de calvície frontal é extremamente importante ter em atenção a linha frontal anterior da cabeça. Nestes casos, o Dr Cruz Dinis utiliza um método ao qual deu o nome de linha Viroj, em homenagem ao criador deste método, o Dr. Viroj Vong.

Durante anos, Dr. Viroj fotografou centenas de monges De forma a perceber como estão distribuídos os cabelos na região frontal da cabeça.
Classificou então as linhas frontais em 3 tipos diferentes. A partir daqui começou a criar moldes, baseados nas centenas de linhas frontais que tinha estudado. Utilizando estes moldes nos seus pacientes obteve linhas frontais com aspeto bastante natural, obtendo assim ótimos resultados.

 

No final da cirurgia e após a colocação de todas as unidades foliculares é feito o penso da região dadora e colocada sobre a região recetora uma substância especifica com a finalidade de proteger o transplante de cabelo.

 

Em média esta cirurgia demora entre 5 a 10 horas, dependendo da quantidade de unidades foliculares que são colocadas.


No final da cirurgia o paciente antes de ter alta é reavaliado pelo Dr. Cruz Dinis, de seguida toma um lanche, voltando no dia seguinte para retirar o penso, lavagem da cabeça e aconselhamento pós-operatório.

Inicio do procedimento

Imagem 1

Procedimento cirúrgico - início

Cicatriz

Imagem 2

Cicatriz fina e delicada

Separação de Unidades Foliculares

Imagem 3

Dr. Cruz Dinis orientando a equipa

Introdução de UF

Imagem 4

Transplante de Unidades Foliculares

Grupo de Monges

Imagem 5

Grupo de Monges

técnica do Dr. Viroj

Imagem 6

Caso utilizando a técnica do Dr. Viroj

técnica do Dr. Viroj

Imagem 7

Caso utilizando a técnica do Dr. Viroj

Avaliação da intervenção

Imagem 8

Procedimento cirúrgico - final

imagem

Dr. Cruz Dinis

Conheça melhor a biografia e a experiência profissional do responsável pelo Centro de Transplante de Cabelo.

imagem

Calvície

Conheça todos os promenores sobre este problema que afecta um grande número de homens e mulheres.

imagem

Perguntas e respostas

As perguntas mais frequentes sobre a perca de cabelo e o transplante capilar, respondidas pelo Dr. Cruz Dinis.